quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Projeto educativo em Aracoiaba!

Segunda palestra - dia 29/08 - período da tarde.
O nosso blogue está com o projeto “Educação: A Importância da Construção do Conhecimento Filosófico em Aracoiaba”, cujo tem a finalidade de desenvolver um ativismo acadêmico e criar um corpo intelectual no município de Aracoiaba, tanto por pessoas que não possuem contato com o meio acadêmico quanto por universitários daquele.
            Dessa forma, através de palestras promovidas em escolas de ensino médio e espaços públicos sobre temas importantes que são vistos como problemas de uma sociedade ou de um serviço mal fornecido, a fim de criar um ambiente onde a educação seja valorizada como deve.
            Diante disso, a primeira palestra foi apresentada na Escola de Ensino Médio Almir Pinto de Aracoiaba nos dias 23 de agosto pela manhã e 28 de agosto pela tarde aos alunos de terceiro ano letivo, sob o tema “Desafios da Educação: o que é ser estudante?”, ministradas pelos autores e editores do blogue, Yago Nascimento e Gabriel Xavier.
            Neste evento procurou-se percorrer pelos sentidos e conceito da palavra educação em várias acepções e no significado de ser estudante. Assim, o editor graduando em Direito pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (bolsista PROUNI), Yago Nascimento, ao definir educação para os alunos a trouxe como um conjunto de princípios, valores e conceitos interdisciplinares, internos e externos ao indivíduo, transmitido de geração à geração, com a finalidade de desenvolver integramente a sociedade e seus membros, passando pelo conceito de Ética e de Filosofia, distinguindo escolarização de educação.
            Já o bacharel em Humanidades, licenciando em História pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Gabriel Xavier, delineou-se pelos temas da diferença entre estudante e aluno, do estudante universitário enquanto ator social, da transformação social a partir da educação, sobre o status adquirido (WEBER), a educação bancária (FREIRE), criticando a construção de conceitos de cursos bons ou ruins e da ação social do indivíduo (WEBER) e da realidade da vida na universidade.
Primeira palestra - dia 23/08 - período da amanhã.
            Nossa primeira ação foi um sucesso, e o nosso próximo foco será nas secretarias e escolas públicas, com palestra sobre “Ética geral e profissional: nossa função enquanto seres sociais” para professores e servidores municipais. Esperamos que a Administração Pública do município nos receba com bons olhos, mesmo neste processo de elucidação da educação, que geralmente é um perigo para todos os governos.

            Deixamos em anexo o projeto em pdf do blogue, ainda em desenvolvimento. Agradecemos aos representantes escolares, a diretora Meiryvan de Oliveira e a coordenadora Marta Brilhante, e aos estudantes participantes desta primeira palestra pela participação e atenção ao momento, algo muito admirado por nós! O nosso muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário