terça-feira, 15 de agosto de 2017

Escola de Música de Aracoiaba: Você Conhece?


                   Caro leitor, você reclama da realidade do seu município? Estou certo que sim, porém esta pergunta é versátil, pois realmente você reclama, mas só reclama? Talvez você possa imaginar que a “culpa” dos problemas seja SOMENTE dos governantes, mas isso é falacioso, não tiro a responsabilidade deles, mas há uma dupla relação na sociedade para o funcionamento desta, lembrai-vos sempre de que o governo muda, mas o Estado é o mesmo, segundo suas variações. Aracoiaba é exemplo disso, e utilizarei apenas um dos exemplos em homenagem.
            Diante desta postagem surgirão muitos julgamentos e preconceitos, poucos irão ver a finalidade da causa, desculpem-me se eu vos apresentar os motivos óbvios, que são a inveja, a politicagem ou ausência de capacidade ou busca da mesma de contribuir de alguma forma, ou ao menos ajudar na ação de progredir, isso é um pensamento em meio plano, não há vertente política, e até há, porque segue o seu verdadeiro ideal.

            A Escola de Música de Aracoiaba – EMA é de iniciativa popular. Vocês sabiam disso? O maestro Themístocles Stanton, licenciando em Música pela Universidade Federal do Ceará – UFC/CE, homem de mutabilidade benigna escalar, que assim como qualquer outro sábio, reconheceu os limites da sua ignorância antes de buscar a sua redenção daquela, é um ativista da teoria da educação musical, pois ele ver na música uma possibilidade alternativa de movimento da alma em ascensão ao progresso íntegro e total, um meio de salvar jovens e pessoas dos males sociais. Foi com sua capacidade de enfrentar o sistema, e com a crença no bem, buscou ajuda com o governo vigente e com amigos para plantar a semente do sonho que inicia, assim, com a fuga do egoísmo e com a ajuda da Administração Pública, juntamente com o Secretário de Educação Emilio Freitas e o representante atual do município Antônio Claudio, abriram oportunidade para 200 crianças da cidade de alimentar a alma com música e estudá-la, desenvolvendo sua condição, assim como vários estudos confirma. Embora ainda esteja em estado de publicação e pouco conhecido, logo serão visivelmente notados os reflexos desta política pública.
            Vale ressaltar da importância dos professores Edson Teixeira, Cristiano Oliveira e do corpo de funcionário, que ainda está crescendo. Além disso, de que a ideia da EMA é oriunda da Orquestra Jovem do Município, que por sua vez, tem origem na Orquestra Municipal de Aracoiaba, um patrimônio histórico-cultural que merece o respeito dos cidadãos que estão afastados da realidade diversa do município e só vivem de reclamações nas redes sociais e nada o fazem para sua contribuição.
            Após um (1) ano de a instituição ter sido inaugurada (25 de maio de 2016), o maestro Themístocles Stanton, então diretor da EMA, não quis realizar um evento próprio, sua tipicidade quis expandir o ideal para outras crianças e para a população ver a importância daquela ação, assim, ele criou o projeto Hoje Tem Música Na Minha Escola, este que tem como objetivo levar os grupos formados dentro da EMA para apresentar em escolas do município, tais como o grupo de flautas infantil e juvenil, a camerata de violão e a origem de toda a história da Escola, a Orquestra Jovem.

            Nas palavras do maestro: “Este projeto também visa à formação de plateia, pois levar a música para dentro das escolas é muito importante, que podemos ver a carência muito grande neste sentido, as apresentações levarão apreciação de música de qualidade, tendo um contato com as diversidades de instrumentos e gêneros musicais”. O maestro também fala da existência, principalmente no contexto histórico-musical o qual vivemos, o de exílio da cultura musical, é preciso que seja apresentado para os cidadãos as músicas que realmente agregam diversos valores.
            O maestro também ressalta uma das finalidades da EMA: “A escola de música tem o papel de implantar em nosso município, algo desconhecido, a música como uma área de aprendizagem, assim, a escola de música não visa somente às apresentações, às performances artísticas, enfim, o produto final, porém muito mais que isso. Nem todos os que participam dos ambientes musicais serão músicos profissionais ou tenham de se tornar estes, pelo contrário, o que está em foco é a alfabetização musical, uma expressão humana que pertence a todos, conforme Kodaly (1882 – 1967), o ensino de música deve ser democratizado, tem de ser voltado para pessoas que não pensem em ganhar exclusivamente dinheiro com isso, mas que tenhamos a consciência da música como uma sensibilização das pessoas, uma alfabetização musical, que abra o leque do conhecimento musical, da verdadeira essência da música e suas reflexões.”.

            Em suma, nós reconhecemos a importância da música como área do conhecimento, pois esta é uma linguagem universal, penetra a alma de qualquer individuo, e o faz de forma incisiva, mais ainda naqueles que estão em estado de vulnerabilidade social, inclusive na incidência dela influenciando na personalidade do individuo, pois música é muito mais que música, ela é educação! 
Parabéns a todos os envolvidos!

Você conhecia a Escola de Música de Aracoiaba? Valorize a cultura de seu município!

Eis o calendário do projeto Hoje Tem Música Na Minha Escola:
Dia 04/08/2017 – Escolas Pedro Guedes e Almir Pinto, com a Camerata de Violões e Orquestra Jovem.
Dia 11/08/2017 – Escolas Braz Lima Verde, Risco e Rabisco e Creche Nilo Alves de Oliveira, com os grupos de flauta infantil e juvenil.

Dia 18/08/2017 – Escolas Adolfo Guedes, Nágila Maria Ponte Paz Passos e Osvino de Freitas Pereira, com a Camerata de Violões, Orquestra de Flautas e Orquestra Jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário